sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dia Internacional do Deficiente Físico

O dia internacional das pessoas com deficiência é promovido pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de fomentar uma maior compreensão dos assuntos que dizem respeito à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. 
Pretende aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. Assembleia Geral da ONU em 1982.

Deficiência é um conceito definido pela Organização Mundial de Saúde e é usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatómica. 
A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, o termo deficiente para denominar pessoas com deficiência tem sido considerado inadequado, pois o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa. Atualmente a palavra é considerada como inapropriada, e que promove o preconceito em vez do respeito ao valor integral da pessoa.
 
A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com a deficiência e a desenvolver as potencialidades. 
A Educação Especial tem sido uma das áreas em que se têm desenvolvido estudos científicos para melhor atender estas pessoas. No entanto, a educação regular passou a ocupar-se também do atendimento de pessoas com necessidades educativas especiais, o que inclui pessoas com deficiência, além das necessidades comportamentais, emocionais ou sociais.
 
Desde a Declaração de Salamanca, surgiu o termo necessidades educativas especiais, que veio a substituir o termo criança especial, anteriormente utilizado em educação para designar a criança com deficiência. Porém, este novo termo não se refere apenas à pessoa com deficiência, pois engloba toda e qualquer necessidade considerada atípica e que demande algum tipo de abordagem específica por parte das instituições, seja de ordem comportamental, seja social, física, emocional ou familiar.

A atividade de hoje também é relativa ao Natal. Desta vez temos um labirinto, para descobrires o caminho que o Pai Natal terá de fazer até chegar aos presentes. Podes acessar ao labirinto aqui.

7 comentários:

  1. Olá, agradeço seu comentario no Quiosque!

    Hoje já contatei a familia, ele ainda está internado, fazendo exames e se fortalecendo.

    Estou confiante!

    beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    gostei do teu Blog e coloquei o banner no meu, independente se vais divulga-lo ou não. Mas ficaria feliz se pudesses fazê-lo. Dá uma passadinha em lenibeatriz.blospot.com e vê se gostas. Lê o "projeto piloto". É uma idéia na qual se deveria pensar...
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog. Ser professora é uma das profissões
    mais gratificantes que existe.
    Lindo post.
    Já estou te seguindo.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá:-)
    Vim conhecer seu cantinho,meus
    parabéns pelo bom gosto...
    Te ofereço meu Award e o Selo "Destaque
    Rosa da Amizade"espero que goste!

    Um belo dia para você
    beijos fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. eu vejo com bom olhos os esforços do governo
    mas ainda existe uma discriminação camuflada
    sou deficiête fisico tenho formação técnica
    em refrigeração e elétrica entrei no site de emprego para deficiênte só tem vagas para ajutante e operador de caixa sair do útimo emprego como encarregado de manutenção
    como tá dificil encontrá recolocação.

    ResponderExcluir
  6. olá !!! seu espaço é de uma criatividade ,educação...
    parabéns, estou te seguindo.. e vou voltar sempre,
    posso? como vc tbm amo as cças.....

    beijokas...

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei essa matéria e pude complementar meu post sobre a Inclusão Social. Já estou te seguindo.
    Quando puder passa lá no meu blog para dar uma olhada: www.turminhadoyuri.blogspot.com
    Tem sorteio. Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo.
Obrigada!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...